Archives for Theorycrafting category

Continuando o Review das mudanças, vamos comentar as mudanças na build de Holy, que num contexto geral acabaram prezando mais a economia de mana, já que as mudanças na mana regeneration fizeram que a economia de mana seja imprescindível. (Estamos planejando um post especial sobre o mana regen em breve.

Spirit Healer

  • New Talent: Body and Soul: 2-point talent. When you cast Power Word: Shield, you increase the target’s movement speed by 30/60% for 4 seconds, and you have a 50/100% chance when you cast Abolish Disease on yourself to also cleanse 1 poison effect in addition to diseases.

Dispelar poison é legal, mas a parte de aumentar a velocidade do target terá uma utilidade não muito grande em PVE, talvez em algumas situações específicas onde é necessário correr de um boss ou de um grupo de mobs, mas isso pode fazer a diferença em uma raid, seria um talento interessante experimentar, um priest apenas na raid com esse talento seria suficiente.

  • Circle of Healing: Healing increased by approximately 40%.

Com um Circle of healing de 6 segundos de cooldown esse aumento veio muito a calhar o que coloca os priests de novo no topo da lista de “Healing done”. Juntamente com o Prayer of Healing sendo castado em qualquer grupo e com o Holy Nova consumindo menos mana teremos os melhores group heals novamente ao nosso lado.

  • Holy Concentration redesigned: Mana regeneration is increased by 16/32/50% for 8 seconds after you critically heal with Flash Heal,Greater Heal, Binding Heal or Renew.

Basicamente perdemos o haste rating e ganhamos mana regen, olha ele de novo aí. Essa mudança foi uma das melhores, esse talento é essencial, com a mudança no Serendipity realmente o haste que perdemos no antigo talento não vai fazer muita falta. Eu diria que por conta desse talento o “critical strike rating” se tornou bem mais importante para os Holy priests.

  • New Talent: Empowered Renew: Your Renew spell gains an additional 5/10/15% of your bonus healing effects, and your Renew will instantly heal the target for 5/10/15% of the total periodic effect.

Essa turbinada no Renew também foi muito boa, não deixa de ser mais um heal instant cast, muito útil quando o tempo de cast é crucial.

  • Serendipity redesigned: When you heal with Binding Heal or Flash Heal, the cast time of your next Greater Heal or Prayer of Healing spell is reduced by 4/8/12%. Stacks up to 3 times. Lasts 20 seconds.

Esse talento também pode ser considerado essencial, pensa bem, stackando 3 vezes ele reduz o cast time do greater Heal e Prayer of Healing em 36% . Lembra do Improved Holy concentrantion?? Eu já esqueci dele.

  • Test of Faith: No longer increases critical effect chance of your heals, but healing done on targets lower than 50% health is increased from 2/4/6% to 4/8/12%.

Melhorou? Eu acho que sim, mesmo com a chance de criticar um heal em um companheiro com life baixo, existia a grande chance de não passar de um heal normal. Agora você vai healar até 12% mais, SEMPRE que alguém estiver com menos da metade do life.

É fácil admitir que todas essas mudanças melhoraram o Heal efetivamente, mas tudo isso foi para equilibrar o nerf no mana regen fora do “five second rule”. O que vai mudar é que ao invés de você ficar parado esperando seu mana regenerar você vai ter que tomar as decisões certas em cada heal para aproveitar o mana da melhor forma possível.

Mudanças Comentadas

newsComo prometi, estou comentando as mudanças implementadas para os priests, primeiramente vou explicar as mudanças na build de Holy e como os Holy priests deverão lidar com a mudança mais recente com a chegada do patch 3.1. Vamos a elas:

  • Abolish Disease: Now cleanses a disease every 3 seconds, down from 5. Duration reduced from 20 seconds down to 12 seconds.

Não dá pra saber se isso foi um Nerf ou um Buff, acredito que essa mudança deve ter sido motivada por balanceamento em PVP, já que o dano dos DK’s são basicamente influenciados por disease. Durante a sua duração, o Abolish Desease continua dispellando até 4 diseases, mas sua duração foi drasticamente diminuída. Em PVE acredito que essa mudança fará pouca diferença.

Essa mudança realmente foi impressionante, é incrível como a Blizzard gosta de inserir conteúdo nos Patch Notes

  • Divine Hymn redesigned: You recite a Holy hymn, summoning the power of the Divine to assist you in your time of need. Heals 3 nearby lowest-health friendly party or raid targets for 4960-5208 every 2 seconds for 8 seconds, and increases healing done to them by 15% for 8 seconds. Maximum of 12 heals. The Priest must channel to maintain the spell. Cooldown increased to 6 minutes, up from 5.

Eu particularmente achava essa spell boa pra se safar de situações de desespero, até que era um Crowd Control decente quando aplicada nas situações certas, as mais comuns eram quando alguém aggroava mais de um grupo de mobs em instâncias, era uma salvação temporária, dando tempo somente de fugir pra porta, já que o aggro não resetava. No PVP era muito pouco útil por conta de um cast time longo e o DPS reduzido em 40%.  Mesmo assim não fiquei muito satisfeito com a mudança, o heal dessa spell é muito bom, mas o gasto de 63% do base mana, faz com que só possamos usar em situações de desfecho se a mana estiver sobrando, o que é raro com a mudança do mana regeneration.

Uma mudança que já deveria ter sido implementada a algum tempo, como agora o Spirit influencia bem menos no mana regeneration a Blizzard resolveu implantá-la de uma vez. A Build Discipline continua com o seu talento de improvement.

  • Holy Nova: Mana cost reduced approximately 20%.

Consumindo menos mana temos um novo recurso de heal AoE instant cast. É claro que não se iguá-la ao antigo Circle of Healing.

Esse talento foi um dos que mais me surpreenderam na entrada do WotLK, quando procava o Greater Heal ficava praticamente com o mesmo cast time de um Flash Heal. A Blizzard achou melhor retirar, acredito eu, porque iria ficar redundante com a mudança do Serendipity que convenhamos, agora é essencial.

  • Hymn of Hope redesigned: You recite a Holy hymn, restoring hope to those in despair. Restores 3% mana to 3 nearby low mana friendly party or raid targets every 2 seconds for 8 seconds, and temporarily increases their total maximum mana by 20% for 8 seconds. After the effect expires, the mana is lost. Maximum of 12 mana restorations. The Priest must channel to maintain the spell. Cooldown increased to 6 minutes, up from 5.

O Hymn of Hope junto com  Divine Hymn são com certeza as spells que tem o maior tooltip do jogo. A mudança no Hymn of Hope não foi muito significativa, a spell continua sendo a gota de mana que falta em momentos de desespero.

Nada mais do que o lógico, o Psychic Horror sendo uma Shadow spell  se beneficiará com as talents da build de shadow citadas. Isso não acontecia antes.

  • Prayer of Healing: This spell now heals the target’s party, rather than being limited to just your direct party.

Assim como o Circle of Healing o Prayer of Healing pode ser agora direcionado a qualquer grupo de uma raid. Particularmente tenho usado muito ele agora, mas cuidado! Sua mana vai embora bem rápido se você exagerar.

  • Shadowfiend: Health scaling increased. Now receives 30% of the master’s spell power. Mana return increased to 5%, up from 4%. The Shadowfiend now returns mana when its melee attacks land, rather than when it deals damage. No longer has a 75% reduced chance to be hit by melee, ranged and spells. Movement speed normalized to player movement speed. Tooltip revised. New Shadowfiend ability, Shadowcrawl, teleports the Shadowfiend to an enemy target and increases its damage done by 15% for 5 seconds.

Nosso pet agora bate muito mais e agora restaura o mana a cada golpe, não importa se o golpe teve seu dano efetivo ou não. Acabou aquele problema de tempo perdido até o Shadowfiend se locomover até o seu alvo com a nova Spell Shadowcrawl ele vai se teleportar imediatamente até o alvo e ainda aumentar o damage em 15%. Isso foi mais um Buff pra compensar a perda do mana regeneration. Mas nem tudo são flores! Seu Shadowfiend que antes conseguia desviar de praticamente todos os golpes, agora pode ser acertado normalmente, mesmo seu life sendo um pouco maior, ainda assim ele se tornou totalmente vulnerável.

Concluindo, eu pessoalmente acho que a maioria das mudanças melhorarão em muito a jogabilidade, o nerf no mana regen não chega a ser tão penoso, mesmo porque o jogo perde um pouco a graça sem algum desafio, e o nosso, é chegar no final da luta sem que o mana acabe antes.

 

Sobre o Autor

O nome Mesophitos nasceu a partir de um livro de botânica, na verdade o nome correto em português é mesófito, é a região de um vegetal que é o meio de ligação da raíz com o caule. Sim parece um pouco de exagero, mas na época que ele foi criado não se podia pagar pra trocar de nome, o nome era realmente definitivo, precisava ser escolhido como o nome de um filho.